sábado, 31 de janeiro de 2009

DIALOGAR É PRECISO... (2)




O Mito da Caverna

Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.

Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.

Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.

Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza. (PLATÃO, em “A República”)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito_da_caverna (acessado em 31.01.2009)

Comparo o que se fala anonimamente pela Internet: É ter a visão do mundo como os prisioneiros da Caverna da parábola. Há um mundo real, com muito mais para ver, sob a luz do sol...

Doutrinador

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

DIALOGAR É PRECISO...



Citando uma estrofe de uma canção de Geraldo Vandré...


“Meu senhor, minha senhora, vou falar com precisão

Não me negue nessa hora, seu calor sua atenção

O que eu vou falar agora, fala de toda a nação”


De alguma forma, somos uma nação. Uma nação formada por praticantes, simpatizantes ou curiosos do BDSM. E nas nossas comunicações, enfrentamos ruídos incríveis que deturpam aquilo que fazemos ou fizemos, que dizemos ou um dia dissemos.


Ontem mesmo estava em uma sala de chat do UOL, e do nada surge a metralhadora de alguém, escondido sob um pseudônimo qualquer, colocando alguns Dominadores sob fogo cerrado. Que o Dom Fulano ou o Dom Sicrano fez isso ou aquilo para tal sub, que outro não obedeceu em sessão a “safeword” combinada, que outro travestiu-se de Domme para enganar submissas bissexuais ou gays.


Pode ser verdade? Talvez sim, talvez não. Mas o que sobra para mim desse fato é um bolo no estômago, um nojo danado de ouvir afirmações vagas partindo de alguém escondido por trás de um nick falso.


Concordo que tem gente no nosso meio que não vale o feijão que come. Mas também concordo que por mais vil tenha sido ou esteja sendo uma atitude de um Top ou de um bottom, quem tem que colocar isso em público é o próprio lesado. E aquele que lesou, deve ter o direito de também manifestar-se sobre o assunto, se assim o quiser.


Gostaria de abrir este Blog “Discursos BDSM”, conversando sobre isso...

Doutrinador